Arealva - Cidade das águas

Conheça um pouco sobre a cidade que fica na região centro Oeste Paulista.



HISTÓRIA DA CIDADE

O surgimento do município de Arealva ocorreu em 1867, quando ainda se chamava Povoado de Soturna. O nome do povoado está relacionado à sua proximidade do trecho do rio Tietê, onde havia uma ilha chamada Soturna. Nessa época, o povoado pertencia ainda ao município de Pederneiras, comarca de Jaú.

Em 1870, a família Prestes realizou uma doação de 10 alqueires de terras para o bispado de Botucatu, para se constituir como patrimônio, em 20 de Dezembro de 1911. Nesta data, foi criado o Distrito de Paz de Soturna.

Em 24 de Dezembro de 1924, o Distrito de Soturna passou a pertencer a Iacanga, quando ocorreu sua municipalização. Logo depois, em 1927, o Distrito de Soturna e o município de Iacanga passaram à jurisdição do município de Pederneiras que acabara de se titular comarca.

Em 24 de Dezembro de 1948, finalmente foi assinada a Lei n.º 233, que elevou o distrito de Soturna à categoria de município com o nome de Arealva.

Significado do Nome
Esse nome originou-se da existência de AREIA ALVA nas praias da ilha que deu o primeiro nome ao povoado.

Aniversário da Cidade:
24 de Dezembro

População:
7.842 habitantes

CARACTERÍSTICAS

Clima
Sub-úmido

Temperatura Média:
26° C

COMO CHEGAR

Localização:
Bauru

Limites:
Itaju, Bariri, Pederneiras, Bauru, Boracéia, Iacanga, Reginopolis

Acesso Rodoviário:
SP-280 (Rodovia Presidente Castello Branco) / SP-209 (Rodovia Professor João Hipólito Martins) / SP-300 (Rodovia Marechal Rondon) / SP-321 (Rodovia Cezário José de Castilho) / SP-372/321 (Rodovia Agostinho Pereira de Oliveira).

Distâncias da Capital::
360 km

TURISMO

Arealva tem grande vocação turística, pelos seus recursos naturais, por estar às margens do Rio Tietê, com sua prainha totalmente reformada e com intensa programação à população regional. Também pela proximidade a Quilombo, com suas águas termais, pelos instrumentos turísticos representados pelas fazendas antigas transformadas em potencial de eco-turismo, etc. Na cidade há grupos organizados que atuam com artesanato de todos os tipos, inclusive culinarista. Vários pesqueiros no município são atrações para visitantes de toda a região. Todos eles muito bem estruturados, com ótimos restaurantes e peixes à vontade. O COMTUR, está sendo constituído em Arealva, com projeto de lei em fase de encaminhamento à Câmara Municipal e terá ele a atribuição de organizar a sociedade local para receber bem os turistas, especialmente aqueles de passagem em razão dos pousos no aeroporto internacional a ser inaugurado.

São muitos os instrumentos turísticos na região e há grande preocupação na sua manutenção e recuperação, sempre visando preservar a memória da região. Veja a Igreja Matriz sendo reformada com sua praça totalmente remodelada, inclusive com sistema próprio de captação de água para a manutenção do verde. Também uma pequena capela de Rio Bonito, em seu estado de conservação.

Principais Pontos Turísticos:

O Rio Tietê
Não há como falar em turismo em Arealva sem ignorar o Rio Tietê com seus afluentes, que se transformaram em verdadeiros instrumentos turísticos, com ranchos sofisticados de propriedade de moradores de toda região, a prainha comunitária que passa por total remodelação e tantas outras benfeitorias implantadas que valorizam o Rio Tietê, hoje transformado, em Arealva, numa grande área, em razão da construção das barragens da região. Esportes náuticos são praticados em grande intensidade, passeios de barco, além, é claro do transporte de passageiros e de carga, feitos por grandes barcos e embarcações apropriadas.